quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Linear

Cultura ecologicamente correta

Sustentabilidade é a palavra-chave para compreensão de como as empresas estão desenvolvendo estratégias para preservação do meio ambiente. Usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim significa desenvolver um trabalho sustentável.
Em uma iniciativa da Bolsa de Valores de São Paulo, (Bovespa), em parcerias com a Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos(1) e o Ministério do Meio Ambiente, foi criado em 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), com a proposta de oferecer aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas que apresentam comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade(2) empresarial.
As empresas que se comprometessem com determinadas exigências entravam em uma listagem. Em novembro de 2008, o conselho do ISE recebeu carta de exclusão de empresas que não cumpriam com as determinadas exigências. Onze entidades, dentre elas o grupo Greenpeace-Brasil(3), assinaram o pedido da exclusão das empresas Petrobras, Aracruz, CCR Rodovias, Copel, Iochpe-Maxion e WEG. Na nova carteira, com vigor de dezembro de 2008 a novembro de 2009, a ISE aderiu o pedido de exclusão das empresas citadas.
Segundo matéria publicada no site Mercado Éticono mesmo período do pedido, o Movimento Nossa São Paulo(4) (movimento político, social e econômico) , declarou que a Petrobras(5) não estaria cumprindo a resolução 315/2002(6)do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama(7), órgão legislador que orienta a fiscalização dos outros órgãos Executores tais como Ibama(8) (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Secretarias do Meio ambiente do Município entre outras.
Tal resolução estava relacionada aos limites de emissões de enxofre no diesel. Em defesa, a Petrobras publicou uma nota esclarecendo que se comprometia de forma participativa de fornecer o diesel S-50 (com menor teor de enxofre) já a partir de janeiro de 2009.
Após um ano, o ISE não deu posicionamento se a Petrobrás será incluída na listagem de 2010. Na época, o Greenpeace publicou matéria no site(9) onde cita que a Petrobras foi obrigada a retirar dois anúncios publicitários do ar com ordens do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).
Em conversa por email, a coordenação de Comunicação, gestão de pessoas e de conhecimento da Petrobras informa que todas as atuações da empresa estão relacionadas com o meio ambiente. Atuar com rentabilidade sem, no entanto, deixar de cuidar do social e do ambiental: "Rentabilidade com responsabilidade socio-ambiental" é a missão e visão da Petrobras.
A Estatal possui uma área corporativa chamada de SMS - Segurança, Meio Ambiente e Saúde, de onde saíram as 15 diretrizes para atuação da política ambiental da companhia. O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) tem uma gerência geral voltada para energias renováveis e alguns programas de caráter ambiental (clima, biotecnologia, meio ambiente etc). A empresa investe, ainda, no Programa Petrobras Ambiental(10) por meio de editais públicos para seleção de projetos de meio ambiente. Uma banca externa seleciona os projetos que receberão investimentos da Petrobras.
Há um conflito muito grande das empresas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social com as ONG’s que lutam pela preservação do meio ambiente. Hoje no Brasil são cadastradas no CNEA(11) (Cadastro Nacional das Entidades Ambientalistas) órgão do Conama, 563 ONG’s(12), espalhadas pelos 26 estados incluindo o Distrito Federal, todas preocupadas com o Meio Ambiente.
Dados mostram que o Brasil ocupa a 62° posição no ÍNDICE DE sUSTENTABILIDADE aMBIENTAL 2010. O país com melhor gestão no controle da poluição ambiental e nos recursos naturais, segundo ranking publicado em janeiro deste ano no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
O Brasil encontra-se em seu melhor momento com empresas focadas em preservação do meio ambiente, que buscam praticar culturas ecologicamente corretas.  

­

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma sonhadora...ser uma Jornalista