quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O poder da Informação

A sociedade da Informação

“É uma revolução tecnológica baseada na informação como produto principal”.
Manuel Castels
A sociedade da Informação não tem um ponto inicial na história. Um período pode ser caracterizado por um grupo e para outro pode dizer que se vive em um período pré-histórico, isto é, enquanto uma família vive em um meio cercado de alta tecnologia: internet, TV a cabo, computadores e outros eletrônicos, uma segunda família no mesmo momento vive em plena miséria.
Tudo é informação.
A Sociedade da Informação é o período em que a humanidade passou a contar com esse elemento, informação, como fundamental em todas as etapas do processo produtivo” (SELIGMAN, 2008).

É fácil reconhecer essa característica em muitas atividades do cotidiano.O próprio comércio é um exemplo de sociedade da informação, no ambiente capitalista.
A Informação e conhecimento sempre foram fundamentais para a execução de qualquer tarefa. Necessita-se que ambas sejam compartilhadas para que ganhem maiores dimensões social, ética e política. Para que todos nós, cidadãos tenhamos os mesmos direitos, há uma necessidade de que haja compartilhamento de tudo que existe de informação e conhecimento.
Em relação à globalização, a informação é peça fundamental para que ocorresse a expansão da cultura entre os continentes.
Devido aos avanços tecnológicos, grupos se destacaram e criaram culturas hegemônicas que são copiadas pelo mundo inteiro. A moda do jeans, a Coca-Cola, os hábitos de consumo, as músicas e o cinema, são uma das grandes influências culturais que atingem a todos.
A influência da cultura faz com que surjam novas culturas. São informações que se compartilham para que haja criações de novos hábitos, ideias e maneiras de pensar.
Artes que são influenciadas por outras artes. Claro que existem hábitos que não devem ser copiados. Mas tudo que gera conhecimento útil deve ser propagado. A cultura brasileira deve investir mais em seu próprio país. O cinema já é um bom exemplo para mostrar que no Brasil há uma cultura própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma sonhadora...ser uma Jornalista